Criando conteúdos com IA: quais cuidados tomar?

ia-conteudo

Com o avanço da Inteligência Artificial (IA), estamos vivendo um momento emocionante e, ao mesmo tempo, desafiador no mundo da criação de conteúdo. Cada vez mais, vejo profissionais de comunicação e marketing seguem se perguntando se vale a pena usar a IA para essa função. Afinal, será que é seguro confiar nessas ferramentas para criar textos, vídeos e imagens?

Neste artigo, compartilho o que considero os principais cuidados ao utilizar a IA, com base em experiência própria e no que observei no mercado.

IA na criação de conteúdo

Primeiro, vale entender que a Inteligência Artificial pode sim ser uma grande aliada. Quando falamos de conteúdo gerado por IA, estamos nos referindo a qualquer tipo de material – seja texto, imagem ou áudio – produzido por ferramentas baseadas em algoritmos avançados.

Esses “robôs” são treinados com uma imensa quantidade de dados e seguem padrões para criar, geralmente, uma resposta adequada. Só que isso, é claro, vem com algumas limitações.

Vejo a IA como uma ferramenta complementar, uma aliada que ajuda na criação em larga escala, mas que nunca deve substituir o toque humano.

Ela é prática, ágil e pode dar aquele empurrão em conteúdos mais repetitivos, permitindo que redatores e criadores foquem em tarefas mais estratégicas. Mas, por melhor que seja, a IA ainda carece de habilidades essenciais como criatividade, autenticidade e sensibilidade – e é aí que entramos nós, os humanos, para dar o toque final.

Principais cuidados ao criar conteúdo com IA

Ao adotar a IA como parte da rotina de criação de conteúdo, alguns cuidados são essenciais para evitar problemas e garantir que o material produzido seja de qualidade e reflita bem a identidade da marca. Abaixo, listo os pontos mais importantes para se atentar ao usar a Inteligência Artificial:

  1. Verifique as informações em diversas fontes

    Uma coisa que aprendi ao trabalhar com IA é que, mesmo as ferramentas mais avançadas, podem se enganar. Elas produzem conteúdos que parecem confiáveis, mas podem conter informações imprecisas ou até inventadas. Eu mesma já encontrei erros absurdos em textos gerados por IA!

    Então, nunca tome o que a IA produz como verdade absoluta. Sempre vale a pena cruzar os dados com fontes confiáveis para garantir que tudo esteja correto.

  2. Atente-se a dados desatualizados

    Muitas ferramentas de IA têm uma base de dados com limites de atualização. Um exemplo clássico é o ChatGPT, que até recentemente só possuía informações até 2021.

    Portanto, para conteúdos que envolvem dados atuais, como estatísticas ou notícias, opte por fontes que você sabe que estão sempre atualizadas. Assim, evita-se que o conteúdo fique ultrapassado.

  3. Evite usar o conteúdo gerado sem ajustes

    Outro ponto importante: os conteúdos gerados por IA são inspirados em milhões de textos disponíveis na internet. Isso pode incluir material com direitos autorais. Para evitar problemas de plágio, sempre reescreva o que a IA produziu e insira suas próprias palavras.

    Eu gosto de adicionar uma análise pessoal, trazendo um toque que mostre minha voz e estilo – e é claro, sempre pesquiso em outras fontes para garantir a originalidade do que estou criando.

  4. Seja transparente com o seu público

    A transparência é uma das principais chaves para criar um relacionamento saudável com o público. Se você usou IA para gerar uma parte do conteúdo, ou utilizou referências de fontes específicas, deixe isso claro.

    Por exemplo, se a ferramenta se baseou em um estudo específico, mencione a origem. E quando criar uma imagem ou áudio gerado pela IA, vale sinalizar que usou essa tecnologia para o material. Acredito que essa transparência só agrega valor e aumenta a confiança do público.

  5. Dê seu toque pessoal e traga autenticidade

    Um dos maiores desafios na criação de conteúdo com IA é manter a identidade da marca. Como cada marca tem uma voz única, a IA, por mais avançada que seja, pode gerar textos que acabam soando genéricos.

    Por isso, sempre tento adaptar os conteúdos com meu próprio tom e estilo. Além disso, acrescentar insights criativos e uma linguagem que reflita a personalidade da marca pode fazer toda a diferença.

Exemplos que mostram onde a IA pode falhar

Para ilustrar o que mencionei, há casos que exemplificam bem as falhas que podem ocorrer ao confiar inteiramente na IA para gerar conteúdo. Um exemplo recente envolveu a Amazon: ao usar IA para criar títulos de produtos, a empresa acabou exibindo mensagens de erro no lugar dos nomes dos produtos.

Isso mostra o risco de deixar o conteúdo gerado por IA sem a revisão humana, o que pode causar transtornos e comprometer a imagem da marca.

Outro caso ocorreu com a IA Gemini, do Google, que sugeriu adicionar cola como ingrediente de uma pizza durante os testes da ferramenta. Esse erro destacou ainda mais a necessidade de uma revisão criteriosa para evitar gafes que podem impactar a experiência do usuário e a imagem da empresa.

Grande aliada mas a supervisão humana

Usar Inteligência Artificial para criar conteúdo pode ser uma grande vantagem para as empresas, trazendo mais eficiência e produtividade ao dia a dia. No entanto, como vimos, essa ferramenta não é infalível. Ela ajuda, sim, em muitos aspectos, mas ainda requer nossa supervisão para garantir que o resultado seja relevante, preciso e autêntico.

Com alguns cuidados, é possível usar a IA para dar suporte à criação de conteúdo de maneira ética e eficaz. A revisão e o toque humano são fundamentais para garantir que o conteúdo esteja alinhado com os valores e a identidade da marca. Afinal, enquanto a IA facilita o trabalho, somos nós que realmente conhecemos o público e entendemos o que ele espera – e é aí que está a verdadeira magia da criação de conteúdo.

About the Author

0 Comments

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *