5 tendências de SEO para o ano de 2024

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O SEO está sempre mudando ‘sempre’ quer dizer ‘sempre mesmo’. Digo por experiência que o profissional tem descanso, resumindo, nem 1 minuto de paz! Por isso, se prepare para conferir algumas dicas que estão em alta neste ano.

Pegue o café e abra seu app de notas pois vamos nos aprofundar nas 5 principais tendências de SEO que você deve ter em mente se quiser ficar no topo das SERPs em 2024.

1. Conteúdo de Qualidade Superior

Ok, você já deve estar cansado de ouvir isso, mas, a realidade é que o conteúdo de qualidade nunca sai de moda. E, em 2024, ele se tornará ainda mais fundamental. Pense nisso: estamos em uma era onde todo mundo pode ter um blog ou um site. Então, como você se irá se destacar na multidão?

A resposta é simples: criando conteúdo incrível que as pessoas realmente querem ler.

A qualidade do conteúdo será medida não apenas pela riqueza em detalhes, mas também pela relevância. Como você irá colocar isso em prática? Faça uma pesquisa meticulosa, entenda o que seu público deseja e precisa ler e entregue exatamente isso – com um toque de excelência.

Dica de Ouro:

Use ferramentas como o Google Trends e outras plataformas de análise de palavras-chave para entender exatamente o que seu público está procurando. Em outras palavras, dê ao público o que eles querem!

2. Inteligência Artificial e Automação

Se você acha que a IA e a automação são uma realidade distante, repense.

Em 2024, elas são ferramentas essenciais para quem vive de SEO. Ferramentas de IA não apenas ajudam na análise de palavras-chave, mas também na criação de conteúdo (seja por meio de insights ou até mesmo revisões), personalização de experiências do usuário e até mesmo na otimização técnica de SEO.

Imagine ter uma ferramenta que pode analisar milhares de dados em segundos e oferecer insights acionáveis. Parece um sonho, certo?

Ferramentas que podem (e irão!) te ajudar no conteúdo:

  • ChatGPT: pode te ajudar de inúmeras formas, desde geração de insights, pesquisa, revisão e criação de pautas com direcionamentos. Também faz análise de palavras-chave;
  • Jasper: ajuda com insights de conteúdo e escreve ótimos esboços;
  • Surfer AI: otimiza seu conteúdo com base em análises em tempo real.

A IA, de fato, já é uma realidade no nosso mundo, seja, simplificando tarefas e aumentando sua eficiência, de modo a te auxiliar a ter mais tempo para focar no que realmente importa – a estratégia.

3. Foco na Pesquisa de Voz

“Ligando para a pizzaria mais próxima.” Se isso soa familiar, é porque a pesquisa por voz está se tornando cada dia mais comum no nosso cotidiano. Com assistentes de voz se tornando cada vez mais populares, é essencial ajustar suas técnicas de SEO para se alinhar a essa mudança.

O truque aqui é otimizar seu conteúdo para consultas mais “conversacionais” e naturais.

O fato é que pessoas falam com seus dispositivos de uma maneira bem diferente de como digitam, por isso, geralmente, as consultas de voz são mais longas e detalhadas.

Estratégia para Implementar:

Crie conteúdos que respondam perguntas específicas e comuns de seus usuários. Ferramentas como o AnswerThePublic podem fornecer insights importantes sobre como as pessoas estão fazendo perguntas.

4. Experiência de Página e Core Web Vitals

O Google já nos apresentou os Core Web Vitals como um fator de ranking essencial, e em 2024, a tendência segue cada vez mais aperfeiçoada. Além do conteúdo, a experiência do usuário no seu site será um grande diferencial.

Os três principais aspectos para focar são:

  • Largest Contentful Paint (LCP): O tempo que leva para o conteúdo principal da página ser carregado.
  • First Input Delay (FID): O tempo que leva para a página responder à primeira interação do usuário.
  • Cumulative Layout Shift (CLS): A estabilidade visual da página.

Dica:

Use ferramentas como o PageSpeed Insights do Google para monitorar e otimizar esses aspectos continuamente.

5. EAT (Expertise, Authority, and Trustworthiness)

EAT não é um conceito novo, mas vai continua a desempenhar um papel fundamental em 2024. A confiança e a autoridade do seu conteúdo são mais importantes do que nunca. O Google está cada vez mais sofisticado em identificar conteúdos que realmente entregam valor.

Como melhorar seu EAT:

  • Exiba a expertise: tenha autores reconhecidos e qualificados escrevendo para o seu site.
  • Construa autoridade: obtenha backlinks de sites confiáveis e de alta qualidade.
  • Seja transparente: tenha uma política de privacidade clara e deixe as informações de contato visíveis.

Quando você pensar em EAT, pense em construir relacionamentos de confiança com seu público e com o Google.

O cenário do SEO está em constante mudança, e se adaptar a essas mudanças pode ser, por vezes, assustador. Mas com estas tendências em mente, você estará bem preparado para lidar com as transformações no quesito “ranqueamento” e continuar crescendo no meio digital.

Então, pronto para dominar as SERPs por ai? Boa sorte na empreitada e precisando de mais insights sobre SEO e carreira, não deixe de me contatar!

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