5 Dicas Infalivéis para conseguir tráfego orgânico para seu e-commerce
O tráfego online é essencial para o sucesso de qualquer negócio de e-Commerce, e eu posso dizer isso por experiência própria. Quando conseguimos atrair mais visitantes para nosso site através de buscas orgânicas, as vendas aumentam significativamente — e isso não é coincidência.
De acordo com a HubSpot, leads vindos de SEO têm uma impressionante taxa de conversão de 14,6%. Mesmo com a evolução das tendências de SEO ao longo dos anos, os princípios fundamentais continuam sólidos e não desaparecerão tão cedo.
Então, se você quer maximizar o retorno sobre o investimento (ROI) dos seus esforços de marketing digital, é fundamental seguir essas sete táticas de SEO que eu vou compartilhar. E, além disso, é bom ficar atento para evitar os cinco erros de SEO que muitos vendedores de e-commerce costumam cometer.
5 dicas para conseguir tráfego orgânico [SEO] para seu e-Commerce
Vamos direto ao ponto: aqui estão cinco dicas de SEO que você pode implementar na sua estratégia de marketing eCommerce.
1. Faça uma pesquisa de palavras-chave
Sempre começo minha estratégia de SEO com uma boa pesquisa de palavras-chave.
Sem uma compreensão clara dos termos que seu público usa para procurar por seus produtos ou serviços, sua estratégia estará destinada ao fracasso.
Se o seu objetivo é dominar seu nicho de mercado e superar a concorrência, então a pesquisa de palavras-chave é essencial. E sim, estou falando especialmente com quem está mirando o público millennial.
Para obter dados precisos, eu recomendo investir em ferramentas pagas como Ahrefs ou SEMrush, pois confiar em ferramentas gratuitas pode te levar a dados pouco confiáveis.
E, como complemento, dê uma olhada no guia da Ahrefs sobre como usar o Google Search Console para melhorar ainda mais seu SEO. Com essas dicas, você estará pronto para identificar as palavras-chave mais relevantes e começar a direcionar seus esforços de marketing com mais assertividade.
2. Crie conteúdo de alta qualidade
Se tem uma coisa que aprendi sobre o Google é que ele está cada vez melhor em diferenciar conteúdos de qualidade de conteúdos medianos. Se você deseja ranquear no topo dos resultados de busca para uma “frase-chave” ou até ganhar destaque nos snippets, precisa criar conteúdos excepcionais.
Eu sei que pode parecer desafiador, até mesmo para quem já tem experiência em marketing de conteúdo, mas há um caminho mais simples. A partir da sua pesquisa de palavras-chave, identifique os termos que têm volume de busca significativo e que se encaixam no seu campo de expertise.
E não se engane: o que é considerado “significativo” pode variar bastante, desde 10 buscas por mês até 10.000, dependendo do nicho. Uma vez que você tenha identificado os tópicos certos, concentre-se em criar conteúdos de alta qualidade e que ofereçam valor real ao seu público.
Fique atento as oportunidades de criar conteúdos ou recursos que correspondam bem a termos de busca específicos. Muitas vezes, seus concorrentes podem não se dedicar o suficiente para criar algo que realmente atenda às intenções de busca do público. Essa pode ser sua chance de se destacar.
3. Melhore a experiência do usuário
Eu já percebi que hoje em dia os consumidores estão muito mais exigentes quando o assunto é a experiência de navegação em sites de e-Commerce.
Se seu site não oferece uma experiência agradável, os visitantes não hesitarão em ir para o concorrente mais próximo. Se a navegação no seu site é complicada ou lenta, você está praticamente entregando dinheiro para a concorrência.
Para garantir que os elementos básicos da experiência do usuário (UX) estejam em ordem, utilize o guia do Google sobre UX é um excelente ponto de partida Essa ferramenta pode ajudar a tornar a experiência do usuário ainda mais fluida e interativa, superando a experiência oferecida pelos seus concorrentes.
Uma boa UX não só mantém os clientes mais tempo no seu site, como também melhora os sinais sociais de engajamento que o Google utiliza para avaliar a qualidade da sua página.
E quanto melhor for a experiência que você oferece, maior será a chance de o Google melhorar seu ranqueamento nas buscas, pois isso também contribui para a qualidade da experiência dos próprios usuários do Google.
4. Construa autoridade (com link building)
A autoridade do seu site ainda é medida, em grande parte, pela quantidade e qualidade dos links que direcionam para ele a partir de outras páginas da web. É um dos sinais mais fortes que o Google usa para determinar o quanto um site é confiável. Assim, o site que tiver mais backlinks de qualidade vai, sem dúvida, ranquear melhor.
Eu sempre gosto de lembrar da importância de ter uma estratégia clara para construir backlinks como parte do plano de ação para alavancar seu negócio. Além disso, é fundamental explorar diferentes tipos de backlinks, porque existem muitas maneiras de aumentar a autoridade do seu site.
Uma dica pessoal: construir links é muito mais fácil quando você possui conteúdos ou recursos que sejam “ativos linkáveis”, como infográficos ou matérias ricas em informações que sejam facilmente compartilháveis.
5. Otimize as páginas com SEO on-page
Se você quer que o seu site de e-Commerce tenha sucesso nos resultados de busca, é fundamental prestar atenção ao SEO on-page. Isso inclui todos os elementos de SEO que estão dentro do seu site, como tags de título, conteúdo, links internos e URLs.
Eu sempre gosto de dizer que o SEO on-page é um dos principais pilares do SEO há anos e continua sendo uma peça fundamental para melhorar o ranqueamento nas buscas.
Se você não sabe por onde começar com o SEO on-page do seu site, recomendo dar uma olhada no guia definitivo da Backlinko. Ele cobre desde o básico até estratégias mais avançadas, ajudando a garantir que você não deixe nenhuma oportunidade de otimização passar despercebida.
Por fim..
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